Dormir bem !!!

O sono é o período de repouso de que o organismo precisa para revigorar as energias para mais uma jornada. Se você não dorme bem o risco de engordar aumenta.

A privação de sono aumenta a produção do hormônio grelina, substância que tem o efeito oposto da leptina, ou seja, aumenta o apetite, principalmente por carboidratos. Mais fome e menos saciedade é igual a quilos extras. Outra consequência é que o diabetes pode evoluir.

Estudos mostram que dormir mal por apenas três noites é o suficiente para deflagrar sinais de resistência à insulina, condição que pode evoluir para diabetes.

Outro aspecto prejudicial de noites mal dormidas é que o envelhecimento acelera. Em alerta, o corpo fica em estado de estresse. Por isso, aumenta a produção de radicais livres, moléculas formadas naturalmente no organismo e que degradam as células.

Para ter bons sonhos comece há desacelerar uma hora antes de se deitar. Evite atividades barulhentas ou excitantes. Evite consumir substâncias estimulantes poucas horas antes de dormir, como chocolate, guaraná em pó e bebidas à base de cafeína. Bebidas alcoólicas prejudicam o sono. Apesar de provocar um relaxamento imediato, elas excitam e dificultam o sono.

Por Fernanda Lage



Fonte: http://bemstar.globo.com

.: Voltar :.



unidade personal: (16) 3236-2529
unidade recanto das árvores: (16) 3441-1266