Foco e Determinação

Essa é uma das perguntas mais frequentes em academias, consultórios e até na conversa entre amigos. Por muito tempo, foi decretado que se você quisesse emagrecer, deveria fazer exercícios aeróbicos. E, caso seu objetivo fosse ganhar músculos, aí sim você deveria fazer musculação. No entanto, muitos estudos e a própria prática têm demonstrado que nosso corpo não é tão simples assim.

A educadora física e personal trainer, Gabriela Belloube afirma que a musculação pode ser um método eficiente para auxiliar no processo de perda de gordura. “Para que isso ocorra, é necessário aplicar a variáveis dentro da musculação”, complementa. Foi o que aconteceu com o treino de Davi Cury, que iniciou o acompanhamento da Espaço Fit Academia em janeiro de 2017.  “Decidi mudar de vida na semana do Ano Novo de 2016, pois cheguei no limite do meu corpo. Com quase 119kg, não tinha mais qualidade de sono... O que influenciava no meu dia a dia. Além disso, um dos fatores decisivos foi o fato de ser filho de pai hipertenso e diabético. Certamente, aos 30 anos, já teria alguma doença. Refletindo sobre esses fatores e também atento em já ter esteatose – gordura no fígado – resolvi procurar uma academia com profissionais qualificados e diferenciados. Encontrei a Espaço Fit Academia”, recorda o aluno.

Um treino com baixo volume e alta intensidade aumenta mais o gasto energético de repouso, ativando o metabolismo, fazendo com que gaste mais gordura nesse período. “Ou seja, quando treinamos musculação, o nosso metabolismo fica mais acelerado. O gasto calórico se mantém também após o encerramento do exercício, por mais tempo que os exercícios aeróbicos”, explica a especialista.

As possíveis explicações para esse aumento no metabolismo não são em função do aumento da massa muscular, e sim em função da alta demanda energética que a recuperação e a anabolismo muscular promovem. Logo, recuperar ou construir músculos gasta muita energia. “Junto com os objetivos do nosso aluno montamos um plano de periodização, claro que para o emagrecimento um plano alimentar é essencial, não tem milagre basta querer!

 

No começo, o advogado teve que superar, aos poucos, a falta de anos de treino, condicionamento físico e esporte. “Isso não demorou muito tempo. Minha vontade de mudança junto com a competência dos profissionais da academia, fez com que cada aula eu conquistasse mais fôlego, superação e determinação”, recorda o aluno. Nesse processo, Davi abdicou, por um tempo, as saídas, com foco na meta que definiu. Além disso, optou em cortar a cerveja e o chope, até chegar no peso ideal. “A sensação hoje é maravilhosa! Tenho qualidade no sono, melhorei o rendimento profissional, a disposição e o humor ficaram perfeitos. Hoje posso colocar as minhas roupas de trabalho e de sair sem qualquer problema de ficarem apertadas ou com o risco de rasgar. A sensação é tão impressionante, que a cada treino é uma nova felicidade. Tenho prazer de acordar cedinho e saber que tenho academia”, conclui o Fit.



Fonte: Mariana Secaf

.: Voltar :.



unidade personal: (16) 3877-8878 | (16) 9 9604-6479
unidade recanto das árvores: (16) 3441-1266 | (16) 9 9615-4765