Potencialize a corrida na esteira

Você encontra ela na academia, na sala de ginástica do prédio e se bobear bem aí, no meio da sua sala. A esteira é um dos aparelhos mais populares quando o assunto é atividade física. O motivo é muito simples: seu uso é praticamente intuitivo, basta apertar um botão e sair andando. Parece fácil, não é mesmo? Mas, com certeza, algumas coisinhas você não sabe.

Por isso, o educador físico da Espaço Fit Academia e atleta Bruno Manzoni, conta que, além de usar um tênis específico durante a corrida, é preciso manter uma boa postura e progredir gradativamente as velocidades, respeitando seus limites. 

Confira algumas dicas do especialista, ironman e educador físico para potencializar o treino no aparelho: 

- Quem pode usar a esteira: 

Procure um profissional de educação física para as primeiras orientações, temos diversos perfis de atleta. O treino será prescrito de acordo com a faixa etária e o nível de aptidão física. 

- Vantagens dos treinos em esteira: 

Manutenção da velocidade, ambiente controlado (temperatura e ventilação), menor impacto do que correr na rua, facilidade de hidratação, segurança. 

- Tecnologia na esteira (televisão, percursos): 

Uma distração para os treinos longos, porém em treinos de maior intensidade, deve-se manter o foco e concentração para evitar quedas. 

- Música: 

Uma boa escolha das músicas comprovadamente ajuda na performance, utilize um fone de ouvido adequado para a corrida. 

- Postura e consciência corporal: 

Melhor controle da biomecânica de corrida. Um treinador consegue observar qualquer desvio ou perda de eficiência, sendo possível corrigir imediatamente ou até mesmo filmar o atleta para futuras correções. 

- Tipos de treino: 

Três tipos de treinos na esteira 

Fartlek: mudança de velocidades por tempo ou distância predefinidas; 

Contínuo: treino na mesma velocidade; 

Intervalado: estímulos de velocidade com intervalos. 

- Competições: 

Crie metas para serem alcançadas, comece progressivamente, escolha inicialmente uma prova de menor distância (5km). 

- Posso correr sem orientação? 

 

Não é indicado. Somente um profissional de educação física poderá orientar sobre qual o melhor treinamento e planejar os ciclos de treinos. Uma dica importante: faça musculação junto com os treinos de corrida, isto evitará lesões. 



Fonte: Ponto É Letra Comunicação

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